16 de outubro de 2009

Nem que Vaca Tussa

,


No ano de 2001 de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi celebrado convênio entre o município de Caxias e a empresa Primo Schincariol, com o objetivo de instalar uma fábrica para industrialização/envazamento de cervejas, refrigerantes e águas minerais. Oito anos mais tarde, revendo as cláusulas do tal instrumento de contrato, vê-se que o município angariou apenas obrigações: concedeu isenção do ISS e do IPTU pelo prazo de vinte e cinco anos, além de quaisquer taxas devidas em decorrência da implantação, instalação, ampliação e funcionamento da fábrica, como, também, de suas empresas controladas, coligadas e interligadas que aqui vierem a se estabelecer. Enfim, um negócio da China até o ano de 2026.



Não sei nem calcular o tamanho dessa desobrigação toda por tanto tempo, mas creio que nesse médio prazo a empresa abaterá um bom bocado do investimento feito; sem contar que, aqui, explora a principal matéria prima da cerveja encontrada em abundância, qualidade e gosto bom; sem contar, também, com as vantagens adquiridas dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado e a União, por um prazo mais curto, é certo, mas de igual proveito. Portanto, nesse negócio rentável há muito de subsidio público. Algo assim que a iniciativa privada adora e venera em nome do lucro: o ideal do Estado minimalista.


Em contrapartida, sobraram-nos duzentos e cinquenta empregos para a tarefa de empilhar milhares de caixas de cervejas e, depois, limpar o chão da fábrica. Ademais, passados esses oito anos a pleno vapor não se consegue enxergar a presença da Schin na cidade; percebe-se um desquite, desprezo mesmo pelas coisas e tradições nossas. Nenhum apoio se materializa, nenhuma ínfima migalha se arranca de lá para, por exemplo, patrocinar a cultura ou o esporte local, menos ainda uma atitude para compensar na degradação ambiental provocada. Por quê? Porque 90% da produção são exportados e o suor dos nossos impostos, transformados em isenção para a Primo Schincariol, não lhe serve de argumento para um casamento de mútuas contribuições sociais entre a fábrica e a cidade.


Vou fazer minha parte, vou criar um banner de propaganda negativa da marca da cerveja e expor neste blog, com dizeres assim: “Não beba Schin nem que a vaca tussa”. E quem quiser que faça a sua parte!

6 comentários to “Nem que Vaca Tussa”

  • outubro 16, 2009 11:30 da manhã
    Anónimo says:

    Caro Renato, gostaria se possível trocarmos links de nossos blogs, você nos adiciona no seu blog e nós o adicionaremos aquí. Almir Bruno.

    delete
  • outubro 16, 2009 12:16 da tarde

    Renato, até hoje me pergunto qual a vantagem ter uma fabrica da Schin em Caxias. Vejamos: Além do municipio não receber nada como impostos, a empresa não ter programas sociais na cidade, ter sub-empregos para caxienses, explorar nossas aguas sem maior fiscalização... se não bastasse tudo isso ainda pagamos a cerveja Schin mais cara do Maranhão e Piaui. É ou não é um negocio da Schina !!!

    delete
  • outubro 16, 2009 9:30 da tarde

    Prezado Renato boa noite! De Bauru-SP, apelidada de terra branca,por vezes "mato" um cadinho da saudade do jeito do povo de Caxias através de suas palavras! Me associo a vc na campanha Anti-Schin, prepare-se vão te procurar para patrocinar um banner no seu blog!! Aliás te convido para se associar ao blog deste velho amigo. http;//blogdiopaulomonteiro.blogspot.com

    delete
  • outubro 17, 2009 5:47 da tarde
    Anónimo says:

    Camarada Renato,tambem estou fazendo minha parte,reproduzir seu belissimo texto e estou enviando para meus contatos pedindo que vire um corrente,você acertou em cheio,parabéns!

    delete
  • outubro 19, 2009 2:25 da tarde
    Anónimo says:

    Rapaz, pela primeira vez leio algo sensato sobre a instalação da schin em caxias. Realmente não dah pra aguentar tamanho desprezo com a cidade. Isenção de impostos,degradação do meio ambiente, cerveja com preço mais alto e ainda obrigam os Bares a vender somente os produtos Schin. Você chega a um bar e não tem alternativa, ou bebe schin ou água.

    delete
  • outubro 20, 2009 4:45 da tarde
    Augusto Neto says:

    A Schincariol nem mesmo em seus comerciais faz quaisquer referencia a sua unidade de Caxias.Aqui sua política capitalista é a mais vil possível: suga o nosso líquido precioso, nossa água; explora nossos humildes trabalhadores; polui o riacho do sanharó e o rio itapecurú, fora todo impaquito ambiental com a ocupação da área que margea o riacho dos inhamuns e a exploração do lençol freático com a perfuração de dezenas de poços artesianos. É isso aí poeta, tô com vc nessa luta!

    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger