9 de outubro de 2009

Lula é Empolgado

,

“Lula, o filho do Brasil”, o filme – estréia nas telas dos cinemas brasileiro em janeiro de 2010. O longametragem é homônimo do livro escrito pela jornalista Denise Paraná, e trata da biografia do presidente, da saga da família Silva, da aventura do menino pobre até sua chegada ao Planalto. Um feito e tanto pra quem já nasceu anunciado de morte.


Mas, o filme também exibirá outra realidade: apenas 8,7% dos municípios brasileiros possuem salas de exibição cinematográficas, em sua maioria concentradas nos grandes centros urbanos, em shopping centers. Nesse pormenor, o país desabou de três mil salas existentes na década de setenta do século passado para um pouco mais de duas mil na atual data. Uma triste realidade! O filme de Lula não será visto em 4.455 cidades brasileiras; algo que revela nosso paradoxo cultural. Enquanto cresce o número de obras produzidas no país, o número de salas de exibição decai. O cinema é, pois, um desejo de consumo de poucos, é frequentado por apenas 15% da população.


Recordo-me de outra situação, quando, nos idos de setenta, minha cidade sustentava o Cine Rex e o Cine São Luis. Aqui, por exemplo, assisti ao clássico nacional “A faca e o rio”. Guardo no bolso da memória o filme “Garganta profunda”, do gênero da pornografia. Os finados cines daqui disputavam as novidades. As noites de sábado reservavam-se aos casais, enquanto no vesperal de domingo frequentava a meninada e as sessões de segunda eram da exclusividade de madame Diraci, acompanhada de suas moças.


Quiçá, o presidente Lula com essa mania de grandeza, mesmo no limiar de sua despedida, resolva pelo interesse que lhe move o filme, ao contar sua história, incentivar a criação de salas de exibição por esse Brasil afora. Ajudaria muito a fluição cinematográfica brasileira  e garantiria maior exposição a milhões de gentes tão privadas dessa linguagem cultural que é o cinema. A saga do presidente em tecnicolor seria um sucesso. Olha que o Lulinha é empolgado, se atiçarem ele tira do pré-sal as condições pra arrotar assim: “Nunca na história desse país...”

0 comentários to “Lula é Empolgado”

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger