21 de outubro de 2009

CRÔNICA DA SEMANA

,
Francisco Caldas Medeiros
(do livro: Aconteceu em Caxias)

Foi no primeiro ano da última década do século passado que foi fundada a Companhia das Águas de Caxias.


Nesse tempo, encontrava-se nesta cidade o Dr. Aarão Reis, que acabava de ocupar o cargo de consultor técnico do Ministério da Viação e Obras Públicas, e aqui estava na qualidade de fundador e presidente da Companhia Geral de Melhoramentos do Maranhão, que vinha iniciar os serviços da construção da 1ª estrada de ferro no Maranhão, - Estrada de Ferro - Caxias - Cajazeiras.


A diretoria da Companhia das águas de Caxias, representada por Dias Carneiro e José Cruz, convidou Aarão Reis, que era casado com uma caxiense, filha do político Senador Furtado, para fazer os estudos preliminares para o abastecimento d'água em Caxias. O convite foi aceito com muita satisfação, e, sem tempo a perder, Aarão Reis começou logo a examinar detidamente todo o Riacho do Ponte, medindo as águas de todas as suas nascentes.


Foi escolhido o manancial "Chico Coelho".


O Euclides Brasileiro apresentou à Diretoria da Companhia das Águas de Caxias um luminoso relatório no qual concluiu dizendo - enquanto a população de Caxias não atingir 20.000 habitantes, o Riacho do Ponte poderá supri-la, mas desde que passe desse número, só a elevação do rio Itapecuru poderá abastecê-la. O serviço foi começado no fim do ano de 1891, e em 93, dois anos depois - Caxias estava com as suas 400 e tantas torneiras dando água com abundância.


Depois de quase 70 anos, o serviço d'água em Caxias passou a pertencer ao SESP ou SAAE.

0 comentários to “CRÔNICA DA SEMANA”

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger