
- Rola na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, em regime de tramitação especial, a PEC 160/2007; o texto sugere a simultaneidade das eleições em todos os níveis: de Vereador a Presidente da República.
O objetivo da Emenda é possibilitar a feitura de eleições para todos os cargos a partir de 2014, com mandato unificado de cinco anos. Assim, os prefeitos e vereadores eleitos em 2008 terão mandatos de seis anos e os senadores eleitos em 2010, de quatro anos. Um puto presentão para prefeitos e vereadores recém-escanchados na burra preta!
- O Governo deve enviar ao Congresso Nacional, no fim do ano, propostas com vistas à Reforma Política; os principais temas serão os seguintes: Lista Fechada de Candidatos - a cédula eletrônica terá apenas o espaço para que o eleitor indique a sigla ou o número do partido em cuja lista pretenda votar; Financiamento Público Exclusivo - em ano eleitoral a lei orçamentária incluirá dotação destinada ao financiamento público de campanhas eleitorais; Inelegibilidade - restrição à candidatura de políticos que tenham sidos condenados em segunda instância.
A proposta deve suscitar profundas discussões nos congressistas até deformarem-na a essência com a anatomia de um mostrengo.