14 de outubro de 2009

Província de Candongas

,



Cato essa notícia da mídia nacional: a Câmara de vereadores de Ribeirão Preto (SP) acaba de desomenagear José Sarney, ao apagar seu nome, que referenciava um importante logradouro público daquela cidade. O motivo, segundo alegações dos parlamentares, tem a ver com a indigência moral do senador, o que estava sujando a imagem do município paulista. O senador desmereceu a homenagem lhe concedida ainda quando presidente da República, ao se comportar na atualidade de maneira indecorosa.


Em Caxias há mais obras batizadas com o nome do clã maranhense do que urubu sobrevoando nossos céus. Só para exemplificar: Centro de Cultura Acadêmico José Sarney – antiga fábrica têxtil. Ali, no patrimônio arquitetônico construído no século XIX, logo no vão da entrada, expõe-se um busto de bronze paramentado de imortal conservando o culto à personalidade do onipresente senador. Outra menção de obra que carrega a marca do clã: Ponte Fernando Sarney – aquela que emenda o centro ao bairro da Tresidela. Uma construção erigida no mando do ex-prefeito Paulo Marinho, que exigiu o batismo candonga.


Se os nossos vereadores não fossem, com raríssimas exceções, vaidevinos, sem gosto público, bem que poderiam adotar a atitude de seus colegas de Ribeirão Preto, refutando esses excrementícios. Prestariam um grande serviço à cidade, de causar orgulho, revolução urbanística e transgressão política; mesmo pra dizer ao Brasil, que nos ironiza, que nosso sangue de escravo já esmaeceu há muito tempo. Ou desencarnamos esses símbolos egocratas, ou quedos para sempre em obediência ao senhor, amém.
Mas, qual deles se habilitará a tamanha proeza?

1 comentários:

  • outubro 20, 2009 4:34 da tarde
    Anónimo says:

    Realmente é muito dificil para os nossos edis acatar a sugestão. Muitos deles já emplacaram também os seus nomes em prédios e logradouros públicos do Município, outros estão só esperando a oportunidade. A família sarney faz escola... a pior escola!

    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger