27 de outubro de 2009

CRÔNICA DA SEMANA

,


Dinir Silva
(Do livro: "Minhas Histórias") 

III

Madri e Paris representam capítulos à parte em nossas crônicas.

Sim, Madri é simpática, povo bom, cidade repleta de palácios suntuosos e avenidas largas, com parques maravilhosos, as tradicionais touradas - a que acabamos de assistir - e boites flamengas, desde as tipicas às mais modernas, mostrando-nos outros cenários, outras gentes, outros costumes, lugar onde o povo ganha pouco e trabalha muito, mas é - ou sabe aparentar ser - muito feliz.

Gostei de Madri. Conhecê-la foi um vívido prazer, mas Paris é a cidade europeia realmente cativante, adoração dos turistas, muitos dos quais não voltam mais à sua pátria, presos por irresistível amor à Cidade Luz ou impossibilitados de levantar dinheiro para o regresso que na verdade não querem mais fazer.

O famosíssimo Cafe de la Paix, reduto de escritores, artistas, políticos e intelectuais em geral, nos prende em suas mesas, ao tempo que olhamos o povo que desfila sem cessar.

Paris tem dois mil anos de juventude e beleza. Nela há encantadores "bistrôs", estranhíssimos "caves" de iê-iê-iê e strip-tease, espetáculos apaches, boites de todo tipo, teatros famosos, passeios preguiçosos no Sena. E só o Louvre, por exemplo, bastaria na linha da Erudição.

A mulher tem sua vez em Paris, estonteantes desfiles de modas, ao vivo, e nas vitrines dos grandes e incomparáveis magazines, as belezas que nos deixam paralisadas horas inteiras. Perfumes, jóias, tentações em cosméticos, peles. Paris, uma cidade bela, luminosa, na qual nos sentimos felizes pelo simples fato de estarmos nela, respirando sua arte, sua beleza, passeando pelas galerias do Rivoli, pelas ruas de Monmartre, pela avenida da Ópera, pelos Champs Elisées e pelos jardins de Versailles.

Seus imensos magazines, o "printemps", a Galeria Lafayette", "Bon Marché", e só damos conta mesmo de nós quando a sineta bate anunciando o encerramento do dia.

E assim vamos deixar Paris saudosamente, pretendendo, porém, em breve a ela regressar.

1 comentários:

  • fevereiro 10, 2022 10:45 da manhã
    Guilherme says:

    Olá, preciso muito do livro de Dinir Silva.
    Estou fazendo uma pesquisa sobre cadernos de música da professora dela: Neném Rêgo. Um abraço
    Guilherme Ávila

    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger