20 de março de 2009

Academia Caxiense de Letras

,

Academia Caxiense de Letras

por: Wybson Carvalho


Caxias, Maranhão, é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é literatura -- por ser o berço de uma considerável quantidade de poetas e escritores de grande expressão no Brasil, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho neto, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma constelação de literatos que brilha desde meados do século XIX e dois dos quais são patronos de cadeiras na Casa de Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras. Mas, Caxias, ainda nestes primeiros anos de um novo milênio, insiste em dar à luz novos escritores e poetas e pode ser chamada, sem exageros, de "cidade dos escritores e poetas", dentre os quais: Jacques Medeiros, Edison Vidigal, Firmino freitas, Libâneo Costa Lobo, Adailton Medeiros, Déo Silva, Cid Teixeira de Abreu, Wybson Carvalho, Renato Meneses, Naldson Carvalho, Quincas Vilaneto, Jorge Bastiani e tantos outros...


A cidade e os literatos dela, porém, sentiam-se solicitados por uma necessidade de congregação interativa em face à característica cultural, genericamente acurada, e particularmente a literatura. Aí, então, deu-se a criação de uma casa de letras que viesse atender os interesses de quem coloca sobre seus ombros a responsabilidade de dar continuidade à personalidade litarária do povo caxiense: a Academia Caxiense de Letras [Casa de Coelho Neto]. A ACL foi, então, fundada em 15 de Agosto de 1997, e hoje possui sede própria, à Rua 1º de Agosto, 737, na cidade de Caxias, Maranhão. Há nela 40 membros efetivos e a realização de atividades em cunhos educacional e cultural, para o segmento estudantil das redes estadual, municipal e particular em todos os graus de ensino [..], a fim de fomentar uma conscientização sobre a maior característica da personalidade literária do povo desta terra e o que de melhor ela tem: seus escritores e poetas.


A Cademia Caxiense de Letras realiza anualmente uma exposição de arte denomiada Expoarte, evento que congrega todas as manifestações artístico-culturais da cidade. A Academia Caxiense de Letras, além de editar, publicar e fazer lançamentos das obras dos seus membros, realiza palestras sobre biografias e bibliografias de escritores e poetas caxienses. As palestras são proferidas por membros acadêmicos da Casa de Coelho Neto. Possui em sua estrutura física um auditório com pauco e capacidade para trezentos expectadores, uma biblioteca com acervo de quatro mil livros e, ainda uma livraria para comercialização da produção literária dos acadêmicos.


Somente no ano em curso, e até o momento, cerca de oito mil estudantes [...] já visitaram a Academia Caxiense de Letras.

11 comentários to “Academia Caxiense de Letras”

  • junho 10, 2009 8:11 da tarde
    Unknown says:

    Caro Renato boa noite!

    Parabéns pelo seu blog e eterna labuta pela literatura desta terra quente, viçosa e saudosa!!

    "Quem quiser plantar saudade escalde bem a semente e plante na terra seca em dia de sol bem quente, pois se plantar no molhado, ela nasce e mata a gente..."

    Dr. Paulo Monteiro - Caxiense
    Bauru-SP

    Talvez lembre de mim, sou cunhado da Cristiane Brito. Procuro ir a Caxias anualmente! Jantamos juntos em janeiro?

    delete
  • outubro 09, 2009 9:12 da tarde
    Unknown says:

    Renato, foi com muita alegria que mexendo aqui, navegando, senti forte saudade da minha terra e procurei algo sobre Caxias, que alegria ler e relembrar os vultos grandiosos da literatura maranhense e brasileira que a nossa Atenas pariu para o mundo. Te parabenizo por este blog e que a poesia nossa de cada dia nao seja sepultada com os restos dos nossos ocupantes das cadeiras dos senadibhos de cada esquina, um abraco.

    delete
  • Este comentário foi removido pelo autor.
    outubro 29, 2009 3:22 da tarde
    Unknown says:

    Este comentário foi removido pelo autor.

    delete
  • outubro 29, 2009 3:26 da tarde
    Anónimo says:

    Caríssimo Renato,também foi de "bobeira" que encontrei a revelação desse tesouro, pouco comentado(eu diria).Faço parte destes oito mil visitantes da ACL(deste ano)...Fiquei curiosa para saber como é a Expoarte...Parabéns pelo blog. Um Abraço!(S.V.Feitosa)

    delete
  • julho 12, 2010 9:27 da manhã
    Anónimo says:

    Nossa que demais Renato esse blog e esse documentario

    delete
  • julho 12, 2010 9:27 da manhã
    Anónimo says:

    Nossa que demais Renato esse blog e esse documentario

    delete
  • julho 20, 2010 12:43 da tarde
    Sousa neto says:

    Caro Renato, é com amor e saudade que sorvo tantas belas revelações sobre nossa querida Caxias: distante no espaço, mas presente na memória, iluminada pela saudade!
    Sousa Neto

    delete
  • julho 26, 2010 9:48 da tarde
    Anónimo says:

    Querido Renato ,embora não sendo filha de Caxias amo-a como se a fosse, pois minha Mãe è caxiense e em seus 92 anos só fala sobre Caxias. Meu amigo peço por gentileza
    que me informe sobre o poeta Gumercindo Teixeira - se tu soubesses pai se tu soubesses a imensa dor que o meu peito aninha..."
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    delete
  • março 29, 2011 2:31 da tarde
    Anónimo says:

    quais os movimentos artisticos de caxias-maranhão ?

    delete
  • julho 12, 2011 11:30 da manhã
    Anónimo says:

    ebridge repudiou fgts musicado usos biosfera instalavam atualíssimas começará paranaense

    delete
  • setembro 05, 2016 11:09 da manhã
    Unknown says:

    olá, bom dia.
    sou academica do curso tec. em administração do ifma-caxias.
    estou fazendo uma pesquisa sobre poesia e poetas caxienses, gostaria de sua ajuda para levantamento de dados de autores e obras. obrigada

    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger