Academia Caxiense de Letras
por: Wybson Carvalho
Caxias, Maranhão, é uma cidade que, ainda hoje, serve de referência para o país quando o assunto é literatura -- por ser o berço de uma considerável quantidade de poetas e escritores de grande expressão no Brasil, a exemplo de Gonçalves Dias, Coelho neto, Vespasiano Ramos, Raimundo Teixeira Mendes, César Marques e muitos outros de uma constelação de literatos que brilha desde meados do século XIX e dois dos quais são patronos de cadeiras na Casa de Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras. Mas, Caxias, ainda nestes primeiros anos de um novo milênio, insiste em dar à luz novos escritores e poetas e pode ser chamada, sem exageros, de "cidade dos escritores e poetas", dentre os quais: Jacques Medeiros, Edison Vidigal, Firmino freitas, Libâneo Costa Lobo, Adailton Medeiros, Déo Silva, Cid Teixeira de Abreu, Wybson Carvalho, Renato Meneses, Naldson Carvalho, Quincas Vilaneto, Jorge Bastiani e tantos outros...
A cidade e os literatos dela, porém, sentiam-se solicitados por uma necessidade de congregação interativa em face à característica cultural, genericamente acurada, e particularmente a literatura. Aí, então, deu-se a criação de uma casa de letras que viesse atender os interesses de quem coloca sobre seus ombros a responsabilidade de dar continuidade à personalidade litarária do povo caxiense: a Academia Caxiense de Letras [Casa de Coelho Neto]. A ACL foi, então, fundada em 15 de Agosto de 1997, e hoje possui sede própria, à Rua 1º de Agosto, 737, na cidade de Caxias, Maranhão. Há nela 40 membros efetivos e a realização de atividades em cunhos educacional e cultural, para o segmento estudantil das redes estadual, municipal e particular em todos os graus de ensino [..], a fim de fomentar uma conscientização sobre a maior característica da personalidade literária do povo desta terra e o que de melhor ela tem: seus escritores e poetas.
A Cademia Caxiense de Letras realiza anualmente uma exposição de arte denomiada Expoarte, evento que congrega todas as manifestações artístico-culturais da cidade. A Academia Caxiense de Letras, além de editar, publicar e fazer lançamentos das obras dos seus membros, realiza palestras sobre biografias e bibliografias de escritores e poetas caxienses. As palestras são proferidas por membros acadêmicos da Casa de Coelho Neto. Possui em sua estrutura física um auditório com pauco e capacidade para trezentos expectadores, uma biblioteca com acervo de quatro mil livros e, ainda uma livraria para comercialização da produção literária dos acadêmicos.
Somente no ano em curso, e até o momento, cerca de oito mil estudantes [...] já visitaram a Academia Caxiense de Letras.
Caro Renato boa noite!
Parabéns pelo seu blog e eterna labuta pela literatura desta terra quente, viçosa e saudosa!!
"Quem quiser plantar saudade escalde bem a semente e plante na terra seca em dia de sol bem quente, pois se plantar no molhado, ela nasce e mata a gente..."
Dr. Paulo Monteiro - Caxiense
Bauru-SP
Talvez lembre de mim, sou cunhado da Cristiane Brito. Procuro ir a Caxias anualmente! Jantamos juntos em janeiro?
Renato, foi com muita alegria que mexendo aqui, navegando, senti forte saudade da minha terra e procurei algo sobre Caxias, que alegria ler e relembrar os vultos grandiosos da literatura maranhense e brasileira que a nossa Atenas pariu para o mundo. Te parabenizo por este blog e que a poesia nossa de cada dia nao seja sepultada com os restos dos nossos ocupantes das cadeiras dos senadibhos de cada esquina, um abraco.
Este comentário foi removido pelo autor.
Caríssimo Renato,também foi de "bobeira" que encontrei a revelação desse tesouro, pouco comentado(eu diria).Faço parte destes oito mil visitantes da ACL(deste ano)...Fiquei curiosa para saber como é a Expoarte...Parabéns pelo blog. Um Abraço!(S.V.Feitosa)
Nossa que demais Renato esse blog e esse documentario
Nossa que demais Renato esse blog e esse documentario
Caro Renato, é com amor e saudade que sorvo tantas belas revelações sobre nossa querida Caxias: distante no espaço, mas presente na memória, iluminada pela saudade!
Sousa Neto
Querido Renato ,embora não sendo filha de Caxias amo-a como se a fosse, pois minha Mãe è caxiense e em seus 92 anos só fala sobre Caxias. Meu amigo peço por gentileza
que me informe sobre o poeta Gumercindo Teixeira - se tu soubesses pai se tu soubesses a imensa dor que o meu peito aninha..."
Aguardo resposta.
Obrigada.
quais os movimentos artisticos de caxias-maranhão ?
ebridge repudiou fgts musicado usos biosfera instalavam atualíssimas começará paranaense
olá, bom dia.
sou academica do curso tec. em administração do ifma-caxias.
estou fazendo uma pesquisa sobre poesia e poetas caxienses, gostaria de sua ajuda para levantamento de dados de autores e obras. obrigada