31 de outubro de 2012

Cenário para sucessão estadual ganha primeiros contornos

,
Cenário para sucessão estadual ganha primeiros contornos
(Luís Fernando Silva (Foto Divulgação) 
 
Publicado por Ricardo Marques
 
As eleições estaduais previstas para outubro de 2014, quando estará em jogo a sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB) à frente do Estado do Maranhão, começa a ganhar os primeiros contornos. É óbvio que a distância exige cautela em qualquer análise - e em se tratando  de matéria político-eleitoral ainda mais -, afinal, nesses próximos dois anos muita água ainda vai rolar.
No entanto, não se pode deixar de reconhecer que os primeiros passos rumo à consolidação do futuro cenário foram dados, tão logo ficou definido o resultado das eleições municipais 2012, findadas no último domingo (28).
O resultado urnístico foi extremamente adverso para o grupo Sarney. Com um governo mal avaliado pela população, o que denota carência de apelo popular, Roseana foi derrotada em todos os municípios de grande e médio porte do Maranhão – salvo Codó, onde o atual prefeito e aliado Zito Rolim foi reeleito, o que evitou um vexame unânime.
Nesta quarta-feira (31), os Sarney anunciaram a escolha do nome de Luís Fernando Silva, ex-prefeito de São José de Ribamar e atual chefe da Casa Civil do governo Roseana, como o candidato do grupo em 2014.
Alguns enxergam nesse anúncio uma jogada de marketing para tirar o foco e reduzir o impacto sobre o novo pedido de empréstimo apresentado pelo Governo do Estado na Assembleia Legislativa, no montante de R$ 3,8 bilhões.
É, pode até ser que de fato o Palácio dos Leões tenha jogado. A cifra pretendida chamaria atenção de qualquer povo – mais ainda de um estado miserável como o nosso, com um governo que se mostra apático e sem planejamento. Fora que o montante da dívida contraída pelo Estado, apenas na atual gestão roseanista, já passa dos R$ 5 bilhões.
Entretanto, não se deve descartar Luís Fernando. Trata-se de um nome, digamos light, de perfil técnico e conciliador. Ademais, sabe-se que o estado de saúde do ministro Edison Lobão seria uma incógnita. Lobão tem mais visibilidade - e densidade também! – que LF. O problema seriam os rumos sobre o seu verdadeiro estado de saúde, principalmente na capital, São Luís.
Na outra ponta, a da oposição, não há o que discutir. O nome de Flávio Dino (PCdoB) aparece cada vez mais consolidado, e a cada dia desperta mais apelo popular. O comunista tem se mexido bem e costurado alianças substanciais em todos os quadrantes do estado. O resultado saído das urnas nas últimas eleições municipais favorecem plenamente os anseios dinistas.

1 comentários:

  • maio 19, 2013 4:42 da tarde
    Anónimo says:

    Tarados pelo Poder

    Gestada da matriz política cinquentona, a imatura governança de Roseana Sarney completará – daqui a quatro meses – 12 anos. Com essa idade já deveriam ter ocorridas transformações significantes que promovessem o desenvolvimento no seio do nosso estado.

    Derramando “Sangue, suor e lágrimas” o povo maranhense clama por iniciativas inovadoras que possibilitem dias melhores para as pessoas que vivem e moram na nossa impotente unidade federativa. Nesse leito de insatisfações, Flávio Dino é fortemente apontado como o SEXO DA MUDANÇA.

    Sentido esse GRANDE MOMENTO político do presidente da EMBRATUR, o PMDB tenta um namoro com a oposição, na esperança de manter a maldita herança política a partir de 2015. Sem compras de alianças, o Ministro do Turismo – Gastão Vieira (viajando na maionese) pôs-se a criticar o atual governo estadual e a elogiar Flávio Dino. Viera, COM CERTEZA (!), lança-se como viés que ligará essas duas partes no andamento do processo eleitoral no ano vindouro -, se necessário for. CAALMA… Ministrô !! Ainda é muito cedo para pular dentro do nosso barco-, APESAR DOS EMPURRÕES !

    De uma coisa eu tenho certeza, a eleição para o governo do Estado do Maranhão em 2014 VAI SER DUREZA PARA OS DOIS LADOS.

    Marco Antonio Carvalho Diniz


    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger