24 de setembro de 2012

,

TURISMO: UMA PERSPECTIVA ECONÔMICA QUE DESPERTA EM CAXIAS!

                                                                                                               (*) Augusto Neto

                                    Em visita recente ao balneário Veneza tive uma agradável surpresa. A Veneza está de cara nova. O projeto de revitalização empreendido pelo atual governo municipal, sem sombra de dúvidas, irá criar todas as condições para o desenvolvimento de um plano de Turismo para nossa querida Princesa do Sertão. 
                                  Caxias é um dos poucos municípios maranhense que apresenta um grande potencial turístico. Tem uma riqueza natural impar. Portanto, Caxias é muito mais do que a terra de Gonçalves Dias, Coelho Neto, Vespasiano Ramos e tantos outros vultos da literatura nacional. Caxias é dotada da Veneza, Maria do Rosário, Inhamum, Fazenda Nova, Ouro, Rio Itapecuru com suas corredeiras, e muitos outros igarapés de águas cristalinas, propícios para o banho em qualquer época do ano, além, claro, de sua história e diversidade cultural.
                                  Foi apostando nesse potencial que em 1995, no cargo de vereador apresentei projeto de lei de municipalização do turismo para a obtenção da inscrição do nosso município na Associação dos Municípios com Potencial Turístico – AMPTUR, órgão ligado ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, à época. Infelizmente não obtive apoio da maioria dos meus pares e muito menos do gestor de então.
                                O objetivo da proposição era criar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da atividade turística em nosso município, de forma sustentável, sem deteriorar os recursos naturais e culturais, nem degradar o meio ambiente. Assim, gerar  empregos e renda para centenas de trabalhadores caxienses. 
                               Turismo é uma indústria, é um setor que produz riquezas, divisas, renda e empregos. Cria novas oportunidades de investimentos e de negócios, melhoria da infraestrutura, instalações e serviços da comunidade que incluem a água canalizada, sistema de saneamento básico, estradas, saúde e segurança. Maiores oportunidades de formação profissional e possibilidade de formação de carreira. Melhoria das instalações culturais e recreativas, bem como atividades de que tanto os residentes como os turistas podem usufruir. Maior consciência e apreciação da herança natural e cultural da comunidade e expansão dos mercados para produtos locais.    
                              A Organização Mundial do Turismo – OMT – diz: O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem de seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.
                              Assim, vejo a presente obra da Veneza, não como algo pronto e acabado, mas um embrião de um grande projeto, que se bem elaborado e igualmente bem conduzido poderá render bons frutos para todo o município de Caxias e sua gente. Será um grande desafio para a nova gestão municipal, fazer da Veneza (maior patrimônio natural do município), o carro chefe para o despertar de uma nova vocação econômica, a que mais cresce no mundo: o Turismo!!!   
 ______________________________________
(*) AUGUSTO NETO é Advogado, professor e ex-vereador de Caxias.

2 comentários to “ ”

  • setembro 28, 2012 6:56 da manhã
    Conceição de Maria Costa says:

    Não podemos deixar escapar mais essa oportunidade de gerar empregos e renda em Caxias; O turismo pode alavancar um novo segmento de negócios, principalmente se fizer uma parceria com a Embratur hoje dirigida por Flávio Dino que é amigo de Caxias.

    delete
  • outubro 22, 2012 7:02 da tarde

    Caro amigo Augusto Neto, fico feliz ao ler textos de um valor incalculável como esse, o turismo hoje no Brasil é um dos setores que mais cresce,está numa ascensão constante, e projetos como esse apresentado por você só engrandece nosso querida Caxias e o nosso Maranhão, estou distante da minha terra natal, todavia, preocupo-me demais, pois, sabemos que infelizmente a maioria dos nossos governantes são carreirista e só pensam em enriquecimento próprio, parabéns caro amigo Augusto neto pelo projeto, e continue sendo essa pessoa simples de uma índole invejável, abraços.

    delete

Enviar um comentário

Obrigado por sua contribuição!

 

Blog do Renato Meneses Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger